domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que se ganha numa tarde




Estes primeiros desenhos são do meu primeiro (não primeiríssimo) diário gráfico, dois deles foram feitos quando estive pela segunda vez na casa museu Paula Rego. Entretanto já estive lá mais duas vezes e tenho que vos dizer que tem sido muito bom visitar aquele museu. É óptimo podermos aprender com outras experiências e é engraçado aperceber-me que apesar de ser bastante diferente do que eu vejo todos os dias, a razão dos quadros serem assim daquela maneira, as temáticas serem um pouco "fortes" e o pouco mais de conhecimento que ganhamos sobre a vida desta pintora através dos quadros, torna esta exposição ainda mais interessante do que já é e cria-nos uma certa ligação com a pintora difícil de expicar. Foi também aqui que quando eu estava a fazer uma reprodução de um quadro da Paula Rego, como podem ver, aproxima-se um senhor com cabelo grisalho e um bigodinho muito engraçado e diz-me assim: "é difícil não é?" não foi por acaso que o disse, este senhor era um professor na Universidade de Belas Artes no Porto. Disse-me que quando se desenha deve-se ter muita atenção à interação das imagens e a relação que elas têm entre si, por exemplo na mulher com o pelicano o vazio que estava entre eles tinha a forma de um machado, portanto, se eu queria mesmo fazer uma reprodução com sucesso tinha que ter isso presente para que fosse uma reprodução fiel ao quadro original. Pois bem foi uma tarde muito enriquecedora!

1 comentário: